Artistas, influenciadores digitais, empreendedores, contadores de estórias e artesãos participaram do bate-papo promovido pela Feira Experimente Noronha, neste dia 3 de maio, no Forte Noronha. Bem no alto da edificação com direito a um por do sol, muita conversa e músicas boas, a jornalista Bárbara Travassos entrevistou para o Blog Experimente Noronha e para o programa da TV BAND Recife / TV Tribuna – programa O Melhor no Nordeste – figuras de destaque que representam uma parte da história da ilha. O artesão Rock Lima que transforma os resíduos sólidos recolhidos na ilha em obras de arte explicou que tem amor pelo seu ofício que pratica há mais de 20 anos e que começou de forma independente em seu ateliê. Metais, papelão, plástico e tudo que Rock encontra pelo caminho vira arte. Hoje, ele ajuda também a Associação dos Artesãos de Noronha da qual é membro. A presidente da entidade, Cristina Lopes, participou da conversa e agradeceu a visibilidade que hoje o artesanato está tendo em Noronha.
Ícaro Silva é uma figura bastante conhecida na ilha. Quando completou 17 anos, já havia publicado quatro livros que mesclam a história e a cultura de Noronha com contos e causos que rodeiam os moradores locais que repassam estórias para turistas com seus mistérios e magias. O empreendedor Pedrinho de Noronha tem negócios na ilha e usa as redes sociais para divulgar as atrações culturais, passeios e restaurantes para turistas. Já a influenciadora digital Tiêta do Agreste usa as plataformas de uma maneira leve e com humor para mostrar o dia a dia de quem vive na ilha e, com isso, consegue, além de fãs e seguidores, trazer mais clientes para seu trabalho principal que é oferecer passeios turísticos em Noronha. Com muita alegria e energia, a cantora conhecida como a “rainha do frevo”, Nena Queiroga se juntou com o músico local Buiu e fez um pocket show com forró, frevo e músicas de Pernambuco para finalizar uma tarde com muita história e sinergia entre os participantes da entrevista e os turistas do Forte Noronha.
A Feira Experimente Noronha teve patrocínio da Heineken e da Fiepe (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco) e apoio do Sebrae Pernambuco, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), do governo do Estado através da Administração da ilha de Fernando de Noronha, Forte Noronha e Associação da Hotelaria de Fernando de Noronha.