Fernando Neto do Acqua e Bárbara Travassos do Experimente Noronha
Você já ouviu falar em Peixe na Telha? Pois é! Um prato bem conhecido da Ilha de Fernando de Noronha 🏝 Um filé de pescada amarela ao molho de coco com fio de azeite de dendê acompanhado de legumes e farofa da casa, além de arroz branco e pirão 🍽 Uma receita antiga da Dona Gal que hoje está com 87 anos ❤️ E quem explicou pra gente do Experimente Noronha o que leva e como é feito este famoso prato foi o Fernando, que é neto da criadora da receita.
“Prezamos por temperos afetivos e mantendo a qualidade. A cozinha hoje é muito efêmera, e tá mudando e temos que acompanhar o mercado. Mas esse é um prato que prezamos por não mudar nem uma vírgula na receita para preservar a tradição”, enfatiza Fernando Neto. Ele revelou alguns segredos da receita do Peixe na Telha, mas confessou que o toque especial da Dona Gal é um segredo guardado a sete chaves.
Fernando destacou que é necessário, primeiro, fazer o mise en place , expressão em francês, que significa “posta no lugar”. Traduzindo é organizar todos ingredientes e elementos da receita em recipientes prontos para serem usados. “Separamos tomate, cebola roxa, pimentão verde, cenoura e brócolis. Deixamos os molhos preparados, inclusive o principal que é a base de coco com fio de azeite de dendê. Empanamos e grelhamos o peixe, depois finalizamos o cozimento dentro da própria telha que é de barro que aguenta altas temperaturas” detalhou o chef. De acompanhamento tem a farofa da casa que é feita com farinha pan puxada no alho, além do arroz branco e pirão feito com o caldo do peixe. Depois é só se deliciar.
Peixe na Telha e acompanhamentos