Festival do Zé Maria é sinônimo de alta gastronomia em noite de festa

terça-feira, 10 de julho de 2018

Figura ilustre na Ilha, Zé Maria Sultanum é um empresário que começou seus negócios há mais de 30 anos em Fernando de Noronha. No início, o supermercado Noronhão era sua atividade principal. Hoje, é dono de uma das pousadas mais badaladas do país, parte do seleto grupo do Roteiro do Charme, e que leva seu nome: Pousada Zé Maria.

E é lá que acontece o famoso Festival Gastronômico super disputado pelos turistas que chegam à Ilha, realizado dias de sábado e quarta-feira, sempre a partir das 20h, com muita animação e muita comida. São quase 50 opções de pratos de carnes, peixes, frutos do mar e sobremesas oferecidas em uma enorme mesa montada para servir cerca de 200 pessoas. O clima é sempre de descontração e o Zé Maria faz questão de apresentar os pratos aos presentes de uma forma divertida.

O anfitrião sempre desafia os participantes antes de começarem a se servir. “Eu faço uma aposta. Se acabar qualquer opção, o cliente ganha um final de semana grátis na pousada. Sabe quem paga? O pessoal da cozinha. Eu nunca perdi esta aposta em mais de 22 anos de Festival”, brinca Zé Maria sempre muito carismático.

São realizados cerca de 105 festivais por ano com o cardápio bem variado que inclui uma famosa receita caseira do próprio Zé, a farofa de pão velho, a paella de frutos do mar, peixes afrodisíacos, arroz de jaca, purê de jerimum, tartar de atum, ostra ao vinho branco, picanha suína e tantas outras opções que agradam a diferentes paladares de turistas brasileiros e estrangeiros.

O jantar conta com apresentação de música ao vivo, comandada por um artista da casa e com a participação dos clientes que aproveitam para soltar a voz. O show é  democrático e são premiados os melhores e os piores cantores da noite. Artistas consagrados já entraram na brincadeira e deram uma canja de luxo no festival como Luan Santana, Zeca Baleiro, Fernanda Abreu, Daniela Mercury, entre outros.

 

História

Zé Maria Sultanum criou uma pousada domiciliar em Fernando de Noronha em 1992. Pescador por opção, como se apresenta,  e bom gourmet,  Zé começou a oferecer jantares para os amigos. O empresário fazia questão de criar os pratos, numa verdadeira alquimia de sabores. Ele adicionava aos peixes frutas como pitanga e também misturava a manga ao arroz.  Uma receita da família, a farofa de pão velho, ganhou espaço na mesa. Aos poucos, o jantar do Zé foi recebendo frequentadores assíduos e a fama cruzou o oceano. Com a nova fase da pousada, que foi ampliada no ano 2001, o local ganhou um restaurante com capacidade para mais de 150 pessoas.  O antigo jantar recebeu o formato de festival que virou um evento.

FESTIVAL GASTRONÔMICO DO ZÉ MARIA

Quando: dias de sábado e quarta-feira

Onde: Pousada Zé Maria – Rua Nice Cordeiro, s/n – Floresta Velha