Noronha Roots: empreendedorismo e projeto social em Noronha
Raimar Souza e Bárbara Travassos
Raimar Souza, 25 anos, natural de Fernando de Noronha, trabalhava na Praia da Conceição dando aulas de surf e stand up. Ele se juntou com os sócios de Floripa e São Paulo, Márcio e Gilberto, para confeccionarem roupas personalizadas em estilo praiano para vender. “No começo, fizemos 500 camisas e saíamos vendendo como mochileiros para os turistas na Ilha. O negócio deu certo e hoje temos uma loja física aqui na Praça Flamboyant”, explicou Raimar.
Com a renda gerada pelo novo negócio, a loja Noronha Roots, Raimar decidiu investir em um projeto social com o mesmo nome e ajudar as crianças moradoras de Noronha a terem uma ocupação e um lazer, oferecendo aulas de surfe e canoagem gratuitamente. “ A liberdade acaba sendo perigosa às vezes. As crianças vendo adultos bebendo e fumando, podem escolher o caminho errado. Queremos com as aulas, dar oportunidade a elas de aprenderem um esporte e terem uma melhor qualidade de vida”, explica.
O projeto social do Noronha Roots já está no segundo ano, em parceria com a canoa havaiana Ohana Imua do empreendedor Alef Alves. Eles também realizam coleta de lixo junto às crianças, desenvolvendo um trabalho de conscientização e geração de uma renda extra para a família. Para experimentar um modo de viver mais raiz em Noronha, o turista pode acompanhar o trabalho social do Noronha Roots, receber dicas para realizar passeios e atividades na ilha com um custo mais baixo e ainda contribuir com a educação dessas crianças comprando na loja Noronha Roots.
Raimar Souza diz que para economizar na viagem, é bom pesquisar alternativas. “Muita gente ante de vir pra Noronha não se informa e pensa que vai gastar horrores. Aqui tem lugares pra almoçar por R$ 30,00, tem hospedagem barata em hostels e tem o lado roots com passeios mais em conta também. Podemos dar dicas e o pessoal deve ficar ligado no Blog Experimente Noronha também”, reforça, prestigiando o Blog.