Neste ano, o barco Pura Vida vai estrear na Refeno com oito mulheres velejadoras à bordo. No comando da embarcação, está a capitã Carla Silva Lopes, num Jeanneu 40.9 pés. Ao todo, participam 100 embarcações na regata.
A 36ª edição da Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (REFENO) chega a 100 barcos inscritos e tem partida no sábado, dia 27, do Marco Zero do Recife. A competição tem um percurso de 300 milhas náuticas (560 km).
O Cabanga Iate Clube de Pernambuco apresentou, oficialmente, em coletiva de imprensa as novidades desta edição. Uma tripulação exclusivamente formada por mulheres fará a estreia no veleiro Pura Vida. A presença feminina na regata alcançou 28% de velejadoras entre os competidores.
O evento náutico, considerado o maior da América Latina, terá nesta edição a participação de 100 barcos já confirmados, representando 16 estados e quatro países estrangeiros, além de 12 embarcações pré-inscritas. Entre os barcos brasileiros, o maior grupo é do Rio de Janeiro, com 20 veleiros, um a mais do que o de São Paulo, com 19 embarcações.

O administrador de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, destacou a importância do evento. “A regata movimenta turisticamente e economicamente a ilha, além de promover uma série de ações sociais no Ciei Bem-Me-Quer, na Erem Arquipélago e no Hospital São Lucas. E traz ainda como novidade nesta edição as ações veterinárias que serão realizadas no Núcleo de Vigilância Animal”, disse.
Participaram da coletiva, além do administrador da ilha, o comodoro do Cabanga, Altair Júnior; o diretor de Vela Oceânica e da Refeno, Walter Neukranz; o comandante Carlos Frederico Tojal, da Capitania dos Portos de Pernambuco; Eduardo Loyo, presidente da Empetur, representando a governadora Raquel Lyra, e Edival Júnior, presidente da Comissão de Regata da Refeno.
Fotos: Weidson Carlos
